Estrada da Terra Fria, km 8 - Gonçalves - MG
+55 (35)99895.8935

Belezas naturais e boa comida no inverno de Gonçalves

Com o charme das cidades interioranas mineiras, o estresse fica para trás na sossegada Gonçalves

Em uma localização privilegiada na Serra da Mantiqueira, a 1.300 metros de altitude, a pequena Gonçalves oferece tudo aquilo que os turistas esperam de um destino de inverno: clima frio, belas paisagens, pousadas e hotéis aconchegantes e uma gastronomia sem igual.

Com menos de cinco mil habitantes, muito hospitaleiros, quem a visita encontra um lugar avesso à badalação, para namorar sossegado, caminhar no meio da mata ou, simplesmente, ver o dia passar no calorzinho da lareira ou em um banho de hidromassagem.

Natureza e esportes radicais

Favorecida com cachoeiras de águas cristalinas, rios e montanhas que chegam até 2.100 metros de altitude, a charmosa cidadezinha despertou naturalmente a atenção dos amantes de natureza e esportes radicais. E não é preciso ser atleta para aproveitar as atividades oferecidas. O difícil mesmo é enfrentar o frio das águas e do ar gelado.

O principal rio é o Capivari, que nasce no município, onde realiza-se o boia-cross. Quem se aventura, desce por 1 quilômetro de corredeiras sentado em uma câmara de pneu. Mas esta não a única atividade radical possível nas cachoeiras e nos rios da região. Pode-se tambóém fazer rapel, cascading, canoying e aquatrekking (uma caminhada no curso do Capivari).

Para os que quiserem nadar ou apenas observar a beleza das cachoeiras (ao todo, são cinco quedas d’água na região), chega-se até elas por uma trilha. A cachoeira do Cruzeiro, do Retiro e do Simão podem ser alcançadas com um pouco mais de uma hora de percurso.

Uma opção de aventura mais apropriada para o inverno são as trilhas até os picos elevados da região, que também podem ser explorados no rapel. A caminhada de duas horas (ida e volta) até a Pedra Chanfrada, a 1.750m de altitude, passa por trechos de mata densa, com uma bela vista do topo. Já a trilha até a Pedra do Forno, a 1.971 metros, leva três horas de duração.

Uma das vistas mais bonitas da cidade é possível do topo da Pedra de São Domingo, cujo acesso é feito por trilha pelo bairro Cantagalo, a 15 quilômetros do centro, ou de carro pelo bairro Campo dos Raposos. Do topo, a 2.050 metros de altitude, tem-se uma vista de 360º da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão e Monte Verde.

 

fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos_nacionais/2010/07/07/belezas+naturais+e+boa+comida+no+inverno+de+goncalves+9531731.html